domingo, 7 de junho de 2009

Coleção Filosofia no Ensino Médio





A coleção propõe ajudar os educadores a se preparem e entenderem como trabalhar com os fundamentos, a forma e os conteúdos desta área do conhecimento. Aborda as principais questões e dúvidas que envolvem a introdução da filosofia na grade curricular do ensino médio.

O projeto é levado a cabo por Silvio Gallo (Unicamp), Celso Favaretto (USP), Renata Lima Aspis (Unicamp), reconhecidos especialistas no ensino de filosofia no país. Eles apresentam e debatem as questões em torno dos fundamentos, da forma e conteúdo a serem trabalhados.

O primeiro DVD, "Experiência Filosófica", levanta algumas hipóteses do que poderia ser o ensino de filosofia para jovens, levando o espectador a acompanhar uma reflexão sobre a filosofia do ensino de filosofia. Já o segundo, "Elementos Didáticos para a Experiência Filosófica" mostra de forma clara e detalhada uma das principais diretrizes para esse trabalho com jovens do ensino médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores.

O terceiro DVD, "A História da Filosofia e os Textos na Experiência Filosófica", explica as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, e ainda traz reflexões a respeito da utilização do texto filosófico em sala de aula e da avaliação no ensino de filosofia.

Em "Procedimentos Didáticos na Aula de Filosofia", o último da série, em forma de conversa, os autores debatem possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e contando um pouco de suas experiências.

-x-

PROGRAMA 1 - EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Levantando algumas hipóteses do que poderia ser o ensino de filosofia para jovens, este primeiro programa leva o expectador a acompanhar uma reflexão no que poderíamos chamar de filosofia do ensino de filosofia. - Para que ensinar Filosofia? - Expectativas sobre o ensino de Filosofia - Teor filosófico e criticidade - A experiência do pensar - O ensino de Filosofia como experiência filosófica - O ensino de história da Filosofia.


PROGRAMA 2: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Este programa apresenta de forma clara e detalhada uma das principais diretrizes de um possível ensino de filosofia para jovens no Ensino Médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores. - Objetivos - Sensibilização - Problematização - O universo de interesse dos alunos - Investigação filosófica - Argumentação e conceituação filosóficas.

PROGRAMA 3: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA E OS TEXTOS NA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Este programa explica as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, e ainda traz reflexões a respeito da utilização do texto filosófico em sala de aula e da avaliação no ensino de filosofia. - Operações no ensino de Filosofia: - Detectar os pressupostos - Reconstruir argumentos - Confrontar teses filosóficas - Emitir juízos - Os textos na experiência filosófica - Avaliação na experiência filosófica - Depoimentos de alunos.

PROGRAMA 4: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA AULA DE FILOSOFIA Em forma de conversa, os autores debatem possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e contando um pouco de suas experiências. - Plano de ensino na aula de Filosofia - Filosofia e o exercício do pensamento organizado - Propostas de práticas


  • DOWNLOAD VIA MEGAUPLOAD:


DOWNLOAD DVD 1


DOWNLOAD DVD 2


DOWNLOAD DVD 3


DOWNLOAD DVD 4




  • DOWNLOAD VIA RAPIDSHARE:


Clique AQUI






Postagem especialmente dedicada a quem trabalha com educação.

13 comentários:

  1. Bom, fiquei impressionado com a série café filosófico... muito bom mesmo. Estou tentando passar para alguns alunos os vídeos postados, porém só consegui baixar o cd 1, pois não tenho conta no megaupload, mas desejaria muito adquirir os cd's restantes. Como poderia adquiri-los?

    Parabéns pelo blog... ótima iniciativa.

    Carlos Eduardo - Ceará-Fortaleza

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    gosto muito de filosofia mas não consigo baixar nenhum video ..... o que estou fazendo de errado...? obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Colega...não sei dizer o que acontece, precisa dar mais detalhes para que possamos ajudá-la...
    peço por gentileza que utilize o novo endereço do blog:

    http://cafesfilosoficos.wordpress.com/

    -------------------
    o endereço daqui não está mais sendo atualizado..
    terá mais chances de ser ouvida no novo endereço, pois o foco está lá...
    peço também a gentileza de identificar-se com o nome pelo menos para que possamos direcionar a resposta...
    ----------
    encaminhei ao Christopher, o mais engajado no blog, a sua questão...vamos aguardar a resposta dele...
    repito: utilize o novo endereço do blog:

    http://cafesfilosoficos.wordpress.com/
    --------------

    agradeço em nome da equipe pelo prestigio em visitar este blog...um abraço.

    ResponderExcluir
  4. PENSO QUE ESTE MATERIAL ME SERVIRÁ DE APOIO E SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O MEU ESTÁGIO EM FILOSOFIA.PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DO MESMO.


    FABIO SANTOS_ACADEMICO DO CURSO DE FILOSOFIA NA UFSM EM SANTA MARIA RS

    ResponderExcluir
  5. Minha formação é história mas além dessa disciplina atuo com filosofia. Encontro muita dificuldade para preparar uma aula interessante.Gostaria de sugestões. Obrigada.Professora Rosane

    ResponderExcluir
  6. O programa é muito bom. Pena que é exibido aos domingo.

    ResponderExcluir
  7. Café Filosófico.Sou Professora de Filosofia,recem formada mas, já estou ensinando na EJA (noturno) Ensino Médio.Estou buscando e levando para os educandos as melhores pesquisas e temas os quais eles vivênciam no momento. Planejei um lindo Projeto:Os Educando irão me apresentar os Filósofos escolhidos por eles: Tales de Mileto Sócrates,Platão,Aristóteles e Pitágoras,em um Café Filosófico ,em equipe,em um salão bem organizado com as devidas fotos grandes rabiscados dos Filósofos, uma enorme mesa com todo tipo de chá e café,docinhos,pãozinhos etc.Será uma apresentação muito rica em conteúdos informativos através de um longo bate-papo. Mais mesmo assim Senhores Professores, estou precisando de temas comentados para que eu possa preparar uma apostilas para eles, porque nãp temos nenhum livro: Fiz o Projeto: A EJA vai ao cinema:Filme A Vila. foi maravilhoso. Preciso contar com o apoio dos Senhores. Eu amo Filosofia e quero cada dia mais estar ao lado dos meus educandos dialogando com eles: Troca de SABEDORIAS. Um grande abraço.Romilce romilce1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. tambem gostaria muito de obter vídeos do programa cafá filosófico, como posso fazer para adquiri-los.
    grata

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde.

    Primeiro, parabens pelo blog, conteúdo muito bom.

    Sobre a Coleção FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, baixei três dos quatro programas, porque o primeiro, EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA ao chegar por volta de 42 MB baixados trava, isso várias vezes.

    Por gentileza se possível resolvam esse problema.

    Abraço.

    Rodrigo José
    Rodrigo.Jose@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sou Pedagogo recém formado, e através de um TCD que teve o tema do vídeo 1-EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA- é que adentrei neste Blog, e que quero deixar registrado meu apreço pela dedicação com que os organizadores cuidam e aoresentam esses artigos, informes, vídeos, trnsmissões e comentários a cerca desse universo que é a Filosofia.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite como faço para conseguir o CD 1, pois preciso fazer um trabalho para a Faculdade.Sim amei o café filosófico. Desde já sou grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. oi anônimo, a muito tempo este endereço: filosofiacomcafe.blogspot.com não sofre atualizações foi migrado para: cafesfilosoficos.wordpress.com e lá teve grande sucesso e atualizações quinzenais durante algum tempo. Mas se entrar agora verá q o blog foi suspenso pelo administrador, pois uma importante fonte de compartilhamento MEGAUPLOAD como bem foi noticiado, foi fechado pelo FBI, então o blog perdeu grande parte dos links/conteúdo, e portanto se quiser o vídeo terá que garimpar na internet, pois perdemos (pelo menos temporariamente) esta fonte tão rica de conhecimento que é o blog café filosofico. t+ boa sorte.

    ResponderExcluir