quinta-feira, 30 de abril de 2009

O impacto de Nietzsche no século XX - Oswaldo Giacoia Junior


Balanço do século XX - Paradigmas do século XXI (Ano 2004)


O impacto de Nietzsche no século XX

"O que Nietzsche faz é mostrar para o homem moderno que Deus está morto, e que todos nós somos os seus assassinos".

<- clique na foto para ler textos sobre Nietzsche, e aqui para visitar o "Grupo de Estudos Nietzsche" (links externos).


Oswaldo Giacóia aprofunda a visão de mundo do filósofo alemão niilista Friedrich Nietzsche (1844 - 1900), que revolucionou o pensamento moderno como crítico profundo do cristianismo e da metafísica ocidentais. Aborda uma grande discussão na pesquisa da obra de Nietzsche: até que ponto o seu pensamento pode ser apresentado como uma espécie de legitimação filosófica, por antecipação, de um regime político totalitário como o caso do fascismo e do nazismo?


Oswaldo Giacóia Junior: professor de Ética e História da Filosofia Contemporânea do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.


Download: VÍDEO | ÁUDIO

------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------

Arquivo Nietzsche:




------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------

Curso sobre Nietzsche em áudio (links externos):

1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia

terça-feira, 28 de abril de 2009

Café Filosófico - Ética em tempo de mudança - Renato Janine Ribeiro


Uma forte característica dos nossos tempos é a mudança. Um indivíduo pode até mais de uma vez mudar de país, mudar de profissão, mudar nos relacionamentos amorosos. Os valores que valiam ontem podem não valer amanhã. No curso de uma vida podemos viver de muitas maneiras diferentes. Como fica a ética diante dessa realidade? Como definir o certo e o errado onde tudo é instável? Renato Janine parte do princípio de que a ética não é um conjunto de regras a serem seguidas. A ética nasce do dilema e implica escolhas a cada momento.

Renato Janine Ribeiro: Professor titular de Ética e Filosofia Política na USP, tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a idéia de revolução e a cultura política brasileira. Entre suas obras destaca-se A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (Prêmio Jabuti, 2001).

O programa Café Filosófico é uma produção da TV Cultura em parceria com a CPFL Energia.

Duração: 45m24s

1ª opção: GoogleVídeo


2ª opção: ÁUDIO

---------------------------------------------------------
Arquivo Janine:



Café Filosófico - Alimentação e Ciência - Julio Mukuno


A relação do homem com os alimentos acompanha a História da Humanidade. Na pré-história corríamos atrás da comida; hoje, a ciência pode recriar alimentos. Em volta da mesa, cada etapa da existência humana corresponde a um modo de organização social, econômico e cultural. Julio Mukuno desenvolve em "Alimentação e Ciência" as relações entre História e comida. O ponto de chegada é a maneira de o homem contemporâneo se alimentar. Hoje não comemos somente para sobreviver. Com a tecnologia e as possibilidades de escolha, a alimentação tornou-se parte da nossa identidade. Portanto, refletir sobre o que comemos é também refletir sobre nós mesmos.

Júlio Mukuno: engenheiro de alimentos, pesquisador da Unicamp, orientador alimentar. Participa de pesquisas na Unicamp, como as de alimentos funcionais e probióticos, que podem agir beneficamente sobre a saúde da população.

O programa Café Filosófico é uma produção da TV Cultura em parceria com a CPFL Energia.

Duração: 38m11s

1ª opção: GoogleVídeo


2ª opção: ÁUDIO