sábado, 30 de maio de 2009

A Vida De Confúcio 

Episódio da série As Religiões do Mundo Histórias Animadas, que apresenta, através de diferentes técnicas de animação, passagens importantes da história das principais religiões.

Parte 1:

Parte 2:

Paulo Freire Contemporâneo


Documentário que retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas e mostra o quanto as idéias de Paulo Freire sobre pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.

Tamanho: 450 MB
Duração: 53 minutos

DOWNLOAD:

Parte 1 / Parte 2 / Parte 3

PEQUENOS FILÓSOFOS - O LADRÃO QUE ROUBOU O MACHADO

Episódio da série de animação Pequenos Filósofos, que desperta nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores.

O Fantasma Masculino

As grandes mudanças históricas estão levando o masculino a uma crise identitária e o homem se encontra diante de seus fantasmas. Em que termos o masculino poderá conciliar o ódio e a atração que sente por si mesmo? Que mudanças profundas serão necessárias para que o fantasma se torne apenas uma alternativa? A violência é uma resposta ao medo? Por que o diferente perturba tanto? Quem o agressor pretende punir, afinal? Neste Café Filosófico o escritor João Silvério Trevisan fala sobre o enigma do desejo.
Duração: 45 minutos
Tamanho: 359.3 MB
Download: Parte 1 / Parte 2

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os Caminhos da Filosofia


Curso Livre de Humanidades: Os Caminhos da Filosofia - Renato Janine Ribeiro

A Paixão pelo Conhecimento: Nesta primeira aula do ciclo de palestras, Renato Janine percorre um pouco os caminhos da filosofia e compara a filosofia com outras áreas do conhecimento, que também lidam com a busca do saber. Com exceção da matemática, que vem da antiguidade, a maior parte do que chamamos de ciência hoje, nasceram do âmbito da filosofia e começam a partir dos séculos XVI e XVII: Física, química, biologia, sociologia. Renato Janine vai discutir as diferenças entre filosofia e ciência, como também pontos em comum, e como pensamento e razão são abordados de formas diferenciadas ao longo da história.



Renato Janine Ribeiro
é Professor Titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Tanto a sua tese de mestrado, na Sorbonne, como a de doutorado, na USP, foram dedicadas ao filósofo inglês Thomas Hobbes. Escreveu, entre outros, "A Marca de Leviatã", "Ao Leitor Sem Medo", e "A Última Razão dos Reis". Foi vencedor do Prêmio Jabuti 2001, na área de ensaios e ciências humanas, com "A Sociedade Contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil".


DOWNLOAD: VÍDEO | ÁUDIO

---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Arquivo Janine:



quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Vida Examinada - O que é Filosofia?

Programa que introduz conceitos clássicos de Filosofia, abordando expoentes como Sócrates e Platão, por meio de comentários de estudiosos e filósofos da atualidade.

Tamanho: 250 MB

Duração: 28 minutos

Download:

Parte 1 / Parte 2

Mulheres no Sex Shop

A antropóloga Maria Filomena Gregori fala sobre a sexualidade na era pós-feminista e discute sobre o mercado erótico, antes considerado como mais uma forma de submissão das mulheres aos homens e que atualmente vem transformando a mulher em protagonista de seu erotismo, criando novas formas de relações entre as pessoas.
Duração: 47 minutos
Tamanho: 369.3 MB
Download: Parte 1 / Parte 2

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DVD's Filosofia Vida Simples (2)




O segundo DVD de uma coleção de dois, encerra nossa viagem pelo arroz-com-feijão da filosofia. Com documentários apresentados pelo escritor suíço Alain de Botton. Ao percorrer as situações mais corriqueiras, como um engarrafamento, uma festa de formatura e uma ida às compras, Alain de Botton mostra como
as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudá-lo em seu cotidiano. Série inspirada no livro Consolações da Filosofia, também de Botton, que em seus ensaios mistura idéias de experiências próprias a reflexões de pensadores, numa espécie de filosofia para o cotidiano.Neste 2º DVD, com áudio em inglês e legenda em português, saiba mais sobre:? EPÍCURO E A FELICIDADE. A felicidade está nas coisas simples. Basta se perguntar: O que é essencial na vida?? NIETZSCHE E O SOFRIMENTO. As melhores conquistas da vida. Acontecem quando conseguimos.Superar uma dificuldade? SÓCRATES E A AUTOCONFIANÇA.Procurar a verdade em si mesmo.E guiar-se pela justiça. É o que leva à autoconfiança.






DVD's Filosofia Vida Simples (1)














DVD Filosofia Vida Simples - DVD 1

O primeiro de uma coleção de dois DVDs com documentários apresentados pelo escritor suíço Alain de Botton. Ao percorrer as situações mais corriqueiras, como um engarragamento, uma festa de formatura, uma ida às compras ou um casamento, Alain de Botton mostra como as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudá-lo em seu cotidiano. Série inspirada no livro Consolações da Filosofia, também de Botton, que em seus ensaios mistura idéias e experiências próprias a reflexões de pensadores, numa espécie de filosofia para o cotidiano. Neste 1º DVD, com áudio em inglês e legenda em português, saiba mais sobre SÊNECA E A RAIVA, SCHOPENHAUER E O AMOR, MONTAIGNE E A AUTO-ESTIMA.
-