sexta-feira, 8 de maio de 2009

PEQUENOS FILÓSOFOS - A ARANHA E O FOGO

Episódio da série de animação Pequenos Filósofos, que desperta nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores.



Corpo, Mente, Mundo - Psicanalise e Budismo


Psicanálise e Budismo. Será que é possível estabelecer pontos de contato entre esses dois saberes que nasceram e se desenvolveram tão distantes no espaço e no tempo? Para Benilton Bezerra Junior, compreender as semelhanças e diferenças entre Budismo e Psicanálise favorece a compreensão de nós mesmos.




Benilton Bezerra Junior: professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ e pesquisador do Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito, da mesma Universidade. É membro da direção do Instituto Franco Basaglia, ONG que apóia a implantação da Reforma Psiquiátrica no Rio de Janeiro; e da coordenação da Casa da Árvore, ONG que trabalha junto a mães e crianças em favelas no Rio de Janeiro e Niterói.

DOWNLOAD: ÁUDIO(MP3)
------------------------------------------------------
Arquivo Benilton:



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Literatura Grega Antiga - O Teatro: Tragédia e Comédia / Apolo e Dionísio


LITERATURA GREGA ANTIGA (Aulas 3 e 4): O universo grego é o foco das quatro aulas dadas pelo professor Antônio Medina, onde ele vai comentar desde o surgimento do teatro até a contribuição de grandes pensadores para o comportamento e pensamento ocidental.




Aula 3 - O Teatro: O Prof. Antônio Medina comenta o surgimento do teatro grego e suas duas grandes manifestações: A Tragédia, que tem sua origem no culto ao Deus Dioniso e a Comédia, uma crítica aos costumes sociais.









Aula 4 - Apolo e Dioniso: Comenta dois parâmetros de comportamento entre os gregos da antiguidade: O Apolínico e o Dionisíaco, a partir do culto dos deuses Apolo e Dionísio.









Antônio Medina Rodrigues é Profº de Língua e Literatura Grega do departamento de letras clássicas e vernáculas da USP, Poeta, Crítico e Tradutor.


DOWNLOAD: VÍDEO | ÁUDIO
-------------------------------------------------------
Assistir Online:


------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------
Arquivo: