sexta-feira, 22 de maio de 2009

As Mil e Uma Noites

As Mil e Uma Noites: Três aulas em que o professor Mamede Mustafá Jarouche analisa e comenta tudo sobre a obra As Mil e Uma Noites.

Prólogo: O professor Mamede faz uma explanação sobre o surgimento do livro As Mil e Uma Noites, e também, como os manuscritos foram trazidos para o mundo ocidental. Mamede ainda conta o prólogo que é a história de Sherazade, propriamente dita. Um rei traído por sua mulher, depois de matá-la, resolve impor uma lei arbitrária: se casar todas as noites com uma mulher e, ao raiar a nova manhã, matá-la.



A Primeira Noite: Nesta aula o Professor Mamede conta a primeira história do livro As Mil e Uma Noites, O Mercador e o Gênio. A narração faz com que o rei queira saber o final, e assim não mata Sherazade na manhã seguinte. Ainda nesta aula ele explica o que é a história exemplar, ou seja, histórias árabes que tendem a fazer uma analogia com a realidade.


Outras Histórias: Aqui Mamede dá continuidade às histórias narradas por Sherazade e analisa O Pescador e o Gênio, uma história que possui vários níveis narrativos e implica em várias histórias exemplares, uma decorrendo da outra.

Mamede Mustafá Jarouche é professor de Língua e Literatura Árabe da USP e Tradutor.

DOWNLOAD: VÍDEO | ÁUDIO

Duração: 98 minutos

11 comentários:

  1. EXCELENTE!!...li a tradução do Mamede das mil e uma noites e gostei muito, em comparação com a do Galland realmente é mais crua e libidinosa e traz bem a poesia árabe nos textos, além do erotismo nas entrelinhas. O Blog tá de parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Cacildis!! Que porrada foi essa agora!!

    Baixando, conferindo e agradecendo!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Primeiramente, parabéns e muito obrigado pelo trabalho de vocês! Este blog é um verdadeiro oásis em meio a tantos veículos de desinformação.
    Gostaria de fazer uma contribuição.Trata-se de uma palestra de Jorge Grespan sobre O Capital de Karl Marx, e especialmente sobre o fetichismo da mercadoria.
    Link: http://www.mandamais.com.br/download/rxfk265200920141

    ResponderExcluir
  4. A palestra foi realizada no dia 21 de maio, quinta-feira passada, na FESPSP(Fundação Escola de Sociologia e Política).

    ResponderExcluir
  5. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, espero que venha mais destes cursos da cultura, que nunca passou aqui na TVE do RS. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Este blog está de parabéns!
    Material interessantíssimo e inestimável para a difusão do conhecimento!

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Alguem sabe onde baixar o livro propriamente dito na internet?

    ResponderExcluir
  9. alguém poderia adicionar novo link para baixar?..agradeço..até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de muito p´´rocurar achei http://www.4shared.com/mp3/64Il6zDj/_JorgeMarx.htm%252525252525253FshowComments=true?redirectAfterSignout=true

      Excluir
  10. Link da palestra do jorge Grespan: esse funciona!

    http://www.4shared.com/mp3/64Il6zDj/_JorgeMarx.htm%252525252525253FshowComments=true?redirectAfterSignout=true

    ResponderExcluir