terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Roda Viva - Slavoj Žižek


SLAVOJ ŽIŽEK
Filósofo e Psicanalista 


Professor da Universidade de Lubliana, na Eslovênia, Diretor Internacional do Instituto de Humanidades da Universidade de Londres, Slavoj Žižek é um dos principais teóricos contemporâneos. Navega pelos mais variados cenários intelectuais. Da teoria social para a crítica da cultura, da teoria do cinema para o marxismo, a psicanálise, a política. Nome presente no debate sobre a desintegração dos estados socialistas e sobre o papel da esquerda no mundo atual, Žižek também aborda os dilemas que a globalização e a crise financeira colocam às pessoas e que tanto economistas quanto psicanalistas tentam decifrar. Provocativo, polêmico, Slavoj Žižek constrói um olhar e um pensamento diferente que o destaca na crítica da cultura contemporânia e na análise dos desafios políticos do mundo.

Entrevistadores: Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; Laura Greenhalgh, editora executiva dos cadernos Aliás e Cultura do jornal O Estado de S. Paulo; Emir Sader, sociólogo e Vladimir Safatle, professor do departamento de filosofia e do instituto de psicologia da Universidade de São Paulo.

Apresentação: Alexandre Machado


Gênero: Entrevista - Roda Viva
Tipo de Compartilhamento: HTTP
Duração: 71 minutos
Ano de Lançamento: 2009
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: Português e Inglês
Qualidade de Vídeo: TV Rip  
Tamanho: 225 MB (RMVB) 550 MB (AVI)
Legendas: Fixas
Resolução: 496 x 352
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)

DOWNLOAD (RMVB): Parte 1 / Parte 2

DOWNLOAD: (AVI): LINK



11 comentários:

  1. Fantástico!!! avisei aos mais próximos da psicologia sobre esta entrevista de Zizek, mas eu mesmo a perdi. Indignado procurei toda a internet e ninguém tinha gravado. Hoje venho aqui, baixar mais um "café" e tenho esta grata surpresa. Tenho vários documentários sobre diversos temas, se estiver procurando algo posso te ajudar. Você conhece o ponto do conhecimento? no site do instituto embratel 21, a diversas palestras em congressos filmados e disponíveis com uma ampla gama de temas... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!!! avisei aos mais próximos da psicologia sobre esta entrevista de Zizek, mas eu mesmo a perdi. Indignado procurei toda a internet e ninguém tinha gravado. Hoje venho aqui, baixar mais um "café" e tenho esta grata surpresa. Tenho vários documentários sobre diversos temas, se estiver procurando algo posso te ajudar. Você conhece o ponto do conhecimento? no site do instituto embratel 21, há diversas palestras em congressos filmados e disponíveis com uma ampla gama de temas... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. =D=D=D

    Você gravou!!
    Procurei isso feito um condenado! Valeu!


    ps: Por acaso alguém sabe se o Café Filosófico deixou de passar na Cultura? Procurei várias vezes por ele no site e não acho mais nada...

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigado. Sem dúvida você é iluminado!

    ResponderExcluir
  5. Luis Paulo, querendo ajudar fique totalmente a vontade!
    Bom este poste do Zizek, Finalmente foi o Olavocpa que postou, este é o iluminado (viu Blog dos poetas..) pois ele quem ripa os epsodios da tv.
    Este post eu enrolei pra criar e ele criou...agora creio que ele vai estar postando mais aqui rs

    Luis, querendo ajudar a propagar cultura com os videos que vc tem fique a vontade para juntar-se ao blog, pois a intenção e diversificar também conteudos, eu mesmo preciso ripar alguns Dvd's de filmes filosoficos pra postar aqui.
    E Claro se mais pessoas quiserem ajudar a serem autores de postagem, pra trazer mais conteudos e diversidades de cultura e conhecimento é so falar!
    abracos a todos

    Fabio...que eu saiba está de ferias creio que volte em Março, ano passado a temporada 2008 comecou na 1 semana de março ao menos na minha cidade...vou ver se arrumo noticias.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço imensamente todos os comentários, principalmente ao Chris que possibilitou a disseminação do trabalho que faço com o blog, já tenho como trabalho isso que faço, que consiste em disponibilzar materias de qualidade cultural e educacional para internet, pois alguns conhecimentos devem ser disponibilizados, ter o fácil acesso, que pelo menos as pessoas possam escolher o que vão digerir. Claro que prefiriria qua ao invés de assistirem ao Fantástico, as pessoas assistissem ao Café Filosófico, mas também não devo pensar que isso seja o melhor caminho, uma imposição, até mesmo porque a arte do descobrir é incrível, então faço o trabalho de disponibilizar, mesmo que muitos ainda não terão acesso, mas já é uma forma de uma pequena idéia de reestruturação da mídia, pela internet. Bem, enquanto poder continuarei o trabalho com muito gosto. Um grande desabraço para vocês, baixem, comentem e divulguem.

    ResponderExcluir
  7. Olavo.....nossaa fantástico...rsrs
    é de pessoas como você que o nosso país precisa...
    Sou fã incondicional do blog...do site...
    baixo, assisto, utilizo trechos com alunos...amooooooooo de paixão tudo que você posta
    Obrigada mesmo viu!

    ResponderExcluir
  8. Cara, muito obrigado por postar esta entrevista !!! Parabéns pela iniciativa de divulgar este tipo de conteúdo !

    ResponderExcluir
  9. O trabalho desse blog é fenomenal realmente, surpreendente!

    ResponderExcluir
  10. Amigos, não deixem de lê-lo. Digo isso porque, talvez, Zizek seja mais assistido do que lido. Eu mesmo até agora o li muito pouco, mas vou avançando lentamente. Nos textos ele torna claro pontos obscuros e detalha, com bastante talento, as suas ideias realmente interessantes. Ele, tenho que dizer, não é "só um filósofo pop". Ele verdadeiramente tem algo a nos dizer!

    deixo meu e-mail para quem quiser trocar ideias: ciriloafneto@hotmail.com

    ResponderExcluir